Trabalhos foram apresentados no VI Congresso Ibero-americano de Direitos Humanos de Valladolid, na Espanha

No início do mês de julho, o coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Integrado, professor Robervani Prado, a professora Priscilla Prado e a acadêmica Maria Júlia Boiko participaram do VI Congresso Ibero-americano de Direitos Humanos de Valladolid, na Espanha.

O professor Robervani, que apresentou os artigos “Sistema Carcerário Brasileiro e violação dos Direitos Humanos: contrastes entre norma e realidade” e “O benefício de auxílio-reclusão: sua natureza/essência e a falácia da bolsa bandido”, destacou a importância da participação no evento. “É uma experiência de muito valia, porque permitiu contato com conhecimentos de diversas áreas, além dos relatos de profissionais experientes de várias regiões do Brasil e exterior”. A qualidade das pesquisas também foi fundamental para verticalizar os temas complexos e relevantes no âmbito dos direitos humanos”.

Já a professora  Priscilla Prado, que ministra a disciplina de Direito do Consumidor e supervisiona os estágios no Núcleo de Práticas Jurídicas do Integrado, apresentou o artigo “Resolução online de controvérsias familiares por meio do método Design Thinking”.

A docente destaca que “a temática abordada no congresso ilustrou a importância de fazermos prevalecer um núcleo de direitos e garantias que promova o entendimento entre os povos, independentemente de aspectos socioeconômicos. Um dos assuntos abordados e que releva essa importância foi os direitos humanos e os desafios da era digital, enfrentando-se, por exemplo, a titularidade de obras criadas por inteligência artificial, internet e liberdade econômica”, disse Priscilla.

A acadêmica Maria Júlia, que está no 5º período do curso de Direito e apresentou o artigo “A necessidade de proteção integral da criança e do adolescente: tratamento como sujeitos de direito e não como infratores”, contou como foi participar do congresso. “Foi uma experiência única e incrível. Poder ter a chance de conhecer e ouvir as palestras de grandes professores, juízes, doutores, me deixou maravilhada. Os conteúdos abordados por eles também me abriram portas para novos estudos e me despertou vários interesses. É algo que eu recomendaria todo mundo passar pelo menos uma vez na vida! A apresentação me causou muito nervosismo e fiquei mega ansiosa, mas no fim deu tudo certo e hoje só tenho a agradecer por ter tido essa oportunidade”.

O Congresso Ibero-americano de Direitos Humanos de Valladolid é realizado desde 2015 e conta com a participação de Professores e Estudantes da Graduação, Mestrado e Doutorado brasileiros e europeus.