Texto: Francielle Baptista

Imagens: Rafael Z. Souza

Por meio de peças teatrais, as alunas trabalharam o controle das emoções com crianças da rede pública de Campo Mourão

Inspirada na animação infantil “Ursinhos Carinhosos”, as alunas Gabrielli de Souza Galdino de Lima, Laisla Vitti de Oliveira, Maria Fernanda Pires Barbosa e Thawany Raira Pontes, do curso de Psicologia do Centro Universitário Integrado, realizaram no dia 12 de junho, atividade lúdica sobre emoções na Escola Municipal Cidade Nova.

Laisla relatou que durante a atividade enfatizaram a importância de expressar as emoções. “Quando não as comunicamos, podem ocorrer mal-entendidos e problemas”, disse a acadêmica. As crianças presentes estavam entusiasmadas e participaram ativamente, respondendo a perguntas e facilitando a interação com as acadêmicas do curso de Psicologia. Como atividade final, as crianças tiveram a oportunidade de expressar sua compreensão sobre a apresentação e a conversa por meio de desenhos.

Segundo Rafael Zeferino de Souza, diretor da escola, essas ações contribuem para o desenvolvimento das crianças. “É de grande importância trabalhar o autoconhecimento e as emoções desde a primeira infância, permitindo que desenvolvam habilidades socioemocionais essenciais para sua vida no presente e futuro”, salientou o diretor.

De acordo com as acadêmicas a experiência foi enriquecedora, permitindo que que fosse transmitido às crianças a importância de lidar de maneira saudável com suas emoções. A apresentação trouxe à vida os sentimentos da raiva, alegria, medo e tristeza. Laisla Vitti assumiu o papel da personagem alegria, já o medo foi interpretado por Thawany Raira Pontes e a tristeza representada por Maria Fernanda Pires Barbosa. No papel da Raiva estava Gabrielli De Souza Galdino de Lima.  Agradecimentos especiais foram feitos à Escola Municipal Cidade Nova e às crianças pela participação entusiasmada e pelo envolvimento durante a atividade. “O curso de Psicologia continuará realizando atividades educativas e interativas, buscando contribuir para o desenvolvimento emocional das crianças de forma divertida e informativa”, concluiu Laisla