Os materiais didáticos inovadores de Educação Nutricional foram desenvolvidos para a Clínica Escola de Nutrição

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As acadêmicas do 8° período do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado, Elen Jaques, Evellin Lara, Giovanna Bergamasco, desenvolveram materiais inovadores para a Clínica Escola de Nutrição, como projeto do estágio supervisionado em nutrição clínica ambulatorial. O projeto foi orientado pela professora Janaiara Moreira Sebold Berbel, que é a supervisora desta área de estágio.

Dentro do projeto, as acadêmicas desenvolveram um painel, tipo semáforo com porções de alimentos reais, nos quais eram sinalizados se pertenciam a cor verde (consumo à vontade), amarelo (moderação no consumo) e vermelho (tente evitar ou consuma raramente). O painel continha 15 exemplos de alimentos com suas respectivas sinalizações.

Os alimentos de consumo livre (verde) são os carboidratos integrais, hortaliças (legumes e folhosos), frutas, sementes e oleaginosas. Os que há que se ter moderação (cor amarela) são os carboidratos brancos, leite e derivados integrais e as frutas mais doces também têm que ter uma ingestão controlada. Já os alimentos que devem ser consumidos raramente (vermelho) incluem aqueles ricos em açúcares e gorduras como manteiga, margarina, bolos recheados e com cobertura, balas, salgadinhos e biscoitos industrializados, pizzas, chocolates, frituras e guloseimas em geral.

Outro material desenvolvido pelas acadêmicas correlato ao painel foi o calendário de mesa, também com as fotos dos grupos de alimentos e a indicação por meio sinalização semelhante ao semáforo, indicando se os alimentos podem ser consumidos mais livremente, moderadamente ou raramente.

Já a acadêmica Ane Caroline dos Reis Santos, também do 8° período do curso de Nutrição, desenvolveu um jogo educativo tipo caça ao tesouro com alimentos pautado na ludicidade e na gamificação para promoção da educação alimentar de crianças atendidas na clínica.

Todos os materiais foram doados pelas acadêmicas à Clínica Escola de Nutrição do Centro Universitário Integrado e consistirão em importantes instrumentos de Educação Nutricional para promoção da mudança do comportamento alimentar dos usuários dos serviços da clínica.

De acordo com o coordenador do curso de Nutrição do Integrado, Renato Castro, a aprendizagem pautada em projeto é utilizada em disciplinas da matriz curricular do curso e nos estágios curriculares e permitem um aprendizado extremamente efetivo. “Parabéns às acadêmicas e supervisora de estágio pelo excelente trabalho. Assim, o curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão mostra seu potencial na garantia da segurança alimentar e nutricional de Campo Mourão e Região da COMCAM”, afirma Castro.

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