Fotos: Alexandre Cazarin de Lima

Orientações sobre como conduzir pesquisas acadêmicas de forma responsável foram uma das pautas do evento

No último sábado, 17 de junho o anfiteatro do Centro Universitário Integrado foi palco de um evento educativo promovido pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP). A palestra teve como público-alvo os integrantes da Liga Acadêmica de Metodologia Científica e contou com a presença da professora Francielle Baptista, vice coordenadora, e Laís de Souza Braga, relatora do CEP.

Durante a palestra, foram abordados aspectos essenciais relacionados às composições e funções dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP’s) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), cujo o debate levantou pontos sobre as normas éticas vigentes, com destaque especial para o consentimento do participante da pesquisa, um elemento crucial para a proteção dos direitos e bem-estar dos envolvidos.

Além disso, os protocolos de pesquisa e os procedimentos necessários para a utilização da plataforma Brasil foram minuciosamente apresentados, proporcionando aos participantes um entendimento aprofundado sobre as etapas e trâmites indispensáveis para o desenvolvimento de estudos científicos dentro dos parâmetros éticos.

A palestra também foi uma oportunidade para apresentar os membros do CEP para a comunidade acadêmica e pontuar o empenho nas análises e aprovações de projetos envolvendo pessoas. Através dessa ação, o órgão cumpre sua missão de promover a conscientização e a formação de profissionais responsáveis, acreditando que a disseminação do conhecimento é fundamental para a construção de uma comunidade acadêmica comprometida com a seriedade da pesquisa.

O Centro Universitário Integrado reafirma a importância de capacitar seus estudantes e profissionais para a realização de estudos com a devida consideração ética e respeito aos direitos humanos.