Cerimônia reuniu estudantes de diversos municípios da região e destaca sucesso do programa de formação na área agrícola

O Centro Universitário Integrado promoveu a cerimônia de formatura da segunda turma do Agrocamp, uma ação promovida pela BeAgro a vertical do agro da instituição. O evento aconteceu no anfiteatro da unidade câmpus na noite de 24 de agosto e contou com a presença de 21 estudantes acompanhados de seus familiares, que receberam seus certificados presencialmente. Composta por 50 integrantes de diversos municípios da região, aqueles que não puderam comparecer pessoalmente receberam seus certificados de conclusão de curso online.

A professora Simone Molina destacou a relevância do projeto Agrocamp ao ressaltar a missão da vertical do agro em gerir a carreira de profissionais do campo desde o ensino médio até a graduação. “Esse é o segundo ano do projeto, que busca atender alunos do ensino médio, recém-formados e profissionais que buscam entender mais sobre a área agrícola”, explicou a professora. O programa incluiu conteúdos técnicos e comportamentais, abordando temas como produção de sementes, agroindústria, cenários econômicos, formação de preço, habilidades comportamentais, uso de drones e experiências rurais.

O professor e coordenador do curso de Agronomia, Marcelo Picoli, ressaltou a abrangência regional do programa, que atraiu alunos de até 200 km de distância para as aulas online. “O Agrocamp proporcionou aos alunos uma imersão nas diversas áreas do agronegócio, seguindo a trajetória que um engenheiro agrônomo percorre durante a graduação”, afirmou o professor.

O evento contou com formandos de várias idades e cidades, demonstrando a relevância do Agrocamp. Os irmãos gêmeos João Vitor e Victor Hugo Carnieli de Juranda ressaltaram a confirmação da escolha da profissão de agronomia após participarem do programa. “Nós gostamos muito do que aprendemos e já sabemos que queremos estudar aqui”, contou João Vitor, que estão esperando terminar o ensino médio para ingressar na graduação.   

Bárbara Costa Basílio da Silva, de Nova Aurora, enalteceu a qualidade dos professores e a variedade dos módulos do curso, “Eu gostei de todas as disciplinas, fiquei muito impressionada com o conhecimento de todos os professores que nos mostraram como um agrônomo pode trabalhar”, disse Bárbara. Enquanto Izadora Barbalho, de Iretama, enfatizou as oportunidades e os conhecimentos adquiridos durante as aulas. “Eu sempre quis fazer agronomia e o Agrocamp foi mais um degrau para realizar esse sonho, eu aprendi que o curso vai muito além do que eu imaginava e só me deu certeza de que estou no caminho certo”, afirmou Izadora. 

O evento reforça o compromisso da instituição em oferecer formação de qualidade, que abrange desde o ensino médio até a graduação, atendendo às demandas do setor agropecuário, alinhando educação e tecnologia.