Evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação reuniu 17 equipes em Campo Mourão

No último sábado (8), o município de Campo Mourão (PR), por meio do  Centro Universitário Integrado, foi uma das 42 sedes da primeira fase da 27ª Maratona de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ao todo o evento contou com a participação de 556 equipes de 170 instituições brasileiras.

Segundo a SBC, a maratona de computação se destina a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano pode-se observar que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os acadêmicos que participam do evento.

Para a edição deste ano, o Integrado recebeu 17 equipes de seis instituições de ensino diferentes. Divididos em equipes de três participantes cada, os estudantes tiveram que  resolver durante 5 horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas entregues no início da competição. Para isso tiveram à disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais).

Segundo o professor Anderson “Burnes” Fernandes, que organizou o evento com o auxílio do Núcleo de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão (NEPE) e do Departamento de Tecnologia da Informação do Centro Universitário Integrado, o evento trouxe um ambiente diferente, pois possibilitou aos participantes conhecerem novas pessoas e se desafiarem.

Para o professor Fabricio Pelloso, coordenador do NEPE, ser sede de eventos como esse, promove a região e nos coloca no mapa de eventos mundiais, permitindo assim aprendizado e crescimento.

Durante a final nacional da Maratona Brasileira de Programação, que será realizada em março do ano que vem, serão escolhidos os representantes para a final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), o mais prestigiado concurso de programação de computadores.