Iniciativa promove protagonismo infantil e transformação por meio da escrita e ilustração de livros pelas crianças do 4º e 5º ano

Na última terça-feira, 21, o Colégio Integrado de Campo Mourão promoveu a noite de autógrafos do projeto Estante Mágica, uma iniciativa que coloca as crianças no centro da produção literária, incentivando a escrita, a ilustração e o protagonismo infantil. Com apresentações musicais e exposição dos livros, os pequenos escritores assinaram as obras na biblioteca da instituição. 

O projeto, realizado em parceria entre o Colégio Integrado e a empresa Estante Mágica, envolve grupos de estudantes do 4º e 5º ano. Durante as aulas, as crianças têm a oportunidade de expressar sua criatividade, escrevendo e ilustrando seus próprios livros. Para aqueles que ainda não dominam completamente a escrita, a colaboração com as professoras se torna fundamental. Os pequenos contam suas histórias, enquanto as professoras transcrevem para o papel, e todos participam ativamente na criação das ilustrações que complementam as narrativas.

A Noite de Autógrafos foi um momento emocionante para os pequenos estudantes, que puderam compartilhar orgulhosamente os resultados de seu trabalho com familiares, amigos e colegas. O evento não apenas celebrou a conquista individual de cada criança como autora e ilustradora, mas também ressaltou a importância do estímulo à educação, criatividade e ao desenvolvimento do pensamento crítico. Para a professora e mãe de um dos autores, Drielli Pariz, a noite de autógrafos foi um misto de emoções, aprendizado e celebração. “Meu filho, agora também um escritor, deu vida a palavras e desenhos, criando um mundo onde suas ideias se transformaram em capítulos de um livro que será a herança de sua alma para o mundo”, contou Drielli que leu o livro a História do Noah autografado pelo filho. 

A parceria entre o Colégio Integrado e a Estante Mágica destaca-se como um exemplo inspirador de como a educação pode ser transformadora, proporcionando às crianças não apenas conhecimento educacional, mas também habilidades que serão valiosas ao longo de suas vidas, reforça o compromisso da instituição em cultivar o gosto pela leitura, a expressão criativa e o protagonismo das crianças em seu processo educacional, como destaca a professora Beatriz Malheiro, que acompanhou uma das turmas que desenvolveram o projeto. “É fascinante ver a forma linda e colorida com que cada uma enxerga o mundo. Eu sou apaixonada pelo que eu faço e são projetos como este que eu consigo sentir como a minha profissão vale a pena e ela é transformadora”, ressaltou Beatriz.